sexta-feira, 30 de maio de 2008

Técnicas TT

Vamos íniciar aqui 4 dicas sobre noções de Todo Terreno.

Roadbook

Um RoadBook não é mais do que uma descrição do percurso a ser efectuado usando, para o efeito, a representação gráfica do caminho acompanhada de algumas anotações com vista a indicar eventuais pontos mais delicados ou, simplesmente, para chamar à atenção sobre um determinado ponto de interesse.

Este meio de navegação é o mais simples e talvez o mais usado. Existem outros meios de navegação como as cartas topográficas que requerem alguns conhecimentos mais profundos sobre a sua leitura e não dispensam a utilização de uma bússola. Para além destes meios existe o GPS que, se tivesse carta de condução, podia conduzir o jipe até ao local de destino. Este meio de navegação é o mais preciso de todos mas também o mais dispendioso.



Como a ideia é criar uma informação sobre a prática de Todo Terreno de Lazer, e não de competição, vai ser abordado o meio de navegação mais simples e barato: o RoadBook . ( A figura mostra um exemplo de um RoadBook ).

A leitura de um RoadBook é bastante simples. Estando as notas numeradas, a distância indicada na nota 2 na coluna dos Parciais, é a distância a ser percorrida entre a nota 1 e a 2; a distância indicada na nota 3 é a distância a ser percorrida para se chegar da nota 2 à nota 3 e por aí fora. Na coluna dos Totais aparecem indicadas a distância total já percorrida. A graduação destas medidas pode ser feita em Metros ou Quilómetros.

Na coluna da Descrição surge uma imagem que se pretende que seja o mais elucidativa possível do local com vista a não causar dificuldades de navegação. A seta indica o caminho a seguir.

Na coluna Nota surgem indicações úteis sobre o local ao qual diz respeito a nota. Por vezes estas indicações são relativas a cuidados a ter no local ou, então, a indicar um ponto da paisagem que merece ser vistocom uma atenção especial.

Por vezes surge uma nota em que as distâncias são colocadas a zero com vista a diminuir os erros nas distâncias indicadas. Isto deve-se ao facto de os conta quilómetros dos carros introduzirem erros nas distâncias percorridas. Estes erros são tanto maiores quanto mais diferentes sejam os pneus usados dos pneus de origem indicados pelo fabricante. Uma destas situações surge quando se troca as jantes de 16” por jantes de 15” ou quando se montam pneus de grande diâmetro nas jantes de origem.

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