segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PAX RALLY

FINAL ÉPICO DO EUROMILHÕES PAX RALLY

Um capotanço de Carlos Sainz (VW Race Touareg 2) a poucos quilómetros do fim da última especial do Euromilhões PAX Rally foi decisivo para a vitória quase impossível de Stephane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo) na prova portuguesa do Dakar Series. O piloto espanhol partiu para o último dia de prova – com um SS de 68 km - com apenas 31 segundos de vantagem sobre o francês, uma diferença curta, mas que “El matador” tinha condições de gerir e desta forma repetir o triunfo alcançado no Rali Europa Central. E Sainz ficou ainda mais perto da vitória, quando um incêndio florestal causado por um cabo de alta tensão, que partiu, fez com que o SS fosse neutralizado no CP1, km 31. Depois dos bombeiros resolverem o problema, o colégio de comissários ordenou o recomeço do rali a partir daquele ponto. Todos os concorrentes que ainda se encontravam na partida fizeram o percurso em marcha lenta até ao CP1. A especial ficou assim reduzida a uns escassos 37 quilómetros. Ora, isto significava que Peterhansel tinha de ganhar praticamente 1 segundo por quilómetro a Sainz, especialista neste tipo de traçado, quase ao estilo WRC. Por esta altura, a vitória parecia entregue e o próprio francês, como admitiu no final, nem tentou atacar forte. Mas a sorte bateu-lhe à porta quando Sainz capotou, acabando Peterhansel por recuperar os 31 segundos e ainda ficar mais 16 à frente de Sainz. No final, ambos os pilotos ficaram em amena conversa na linha de chegada enquanto os resultados estavam a ser verificados. Foram momentos de emoção e ansiedade, mas também salpicados com muito humor e fair-play por parte dos pilotos.

O SS foi ganho pelo piloto do Qatar, Nasser Al-Attiyah (BMW M3), quinto à geral, que conseguiu, pela primeira vez, colocar a marca de Munique no topo da tabela dos tempos de um SS, onde até então pontificavam a VW e a Mitsubishi.

O pódio à geral ficou fechado com o segundo Mitsubishi, conduzido por Luc Alphand, que conseguiu o mesmo resultado na etapa. Já Filipe Campos (BMW M3) cumpriu o seu objectivo, ser o melhor piloto nacional, em sétimo da geral, e o único português a integrar o “top ten”, já que Pedro Grancha (Nissan Navara Off Road) desistiu nos últimos 30 km, perdendo o oitavo lugar que parecia ser seu.

Em motos, que cumpriram a totalidade da especial prevista (68 km) Ruben Faria (Honda CRF 450) confirmou de forma categórica a sua vitória no PAX Rally, sendo de novo o mais rápido hoje, deixando o primeiro da concorrência a mais de minuto e meio. O motard do Team Lagos acabou a prova com mais de 6 minutos de avanço sobre o favorito à vitória, o francês da KTM, Cyril Depres. Em terceiro ficou outro homem da armada KTM, Marc Coma. A juntar ao sucesso de Ruben Faria, também Hélder Rodrigues (Honda CRF 450) e Paulo Gonçalves (Honda CRF 450) estiveram em evidência ao fecharem o “top five”, impondo-se ao francês David Casteau (KYM LC4 690 Rally). Em 7.º lugar ficou Zé Hélio, vencedor do rali dos Sertões, que já mais habituado aos pisos portugueses, conseguiu hoje ser o segundo mais rápido.

Em quad, vitória surpreendente mas sem discussão de Luís Engeitado. Naquele que foi o seu primeiro rali desta envergadura, a solicitar navegação e ao longo de tantos dias, o piloto da
Suzuki LTR 450 estava longe de ser apontado como um dos favoritos à vitória, mas o desenrolar das etapas tratou de confirmar o seu estatuto de imbatível. De realçar a vitória de Luís Engeitado. O piloto tinha, desde o primeiro dia, uma penalização de 41 minutos, por excesso de velocidades em zonas proibidas, que acabou por neutralizar para vencer de forma clara sobre o francês Hubert Deltrieu (Polaris Outlaw 525 IRS), segundo, e Rui Mendes (Suzuki LTR 450), terceiro.

O PAX Rally chegou ao fim, repleto de emoção e intensa luta até final, tal como desejavam os organizadores desta prova que ostenta a chancela Dakar Series.




Ainda não foi desta... Taréc´s !!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro amigo relembro-lhe que na primeira etapa do Dakar Series realizado no paasado mês de Maio na na Hungria, Rally da Europa Central, foi ganho pelos Taréc's..
acho que estão empatados no que toca ao Dakar Series.

Anónimo disse...

Ainda não foi desta o que????

Transibérico 2006....

Roma com mais de 1 minuto de vantagem para Villiers, à entrada para a última especial, resultado final, Villers, à frente com 1m e 30 segundos de vantagem.

Memória curta!!!

Meu amigo, na vida não há impossíveis!!! Nunca houve!!!

Parabéns à Mitsubishi, cuja sorte da competição lhe sorriu!

Mas, mais que todos, de parabéns está o Ruben Faria. Temos em Portugal pilotos, que bem apoiados, estão ao nível dos melhores do Mundo.

Uma verdade, isto não é o Dakar...
Mas deixem de ser como o Velho de Restelo, porque esta prova foi excelente e teve cá, nada mais, nada menos, do que 5 vencedores do Dakar (motas e carros).

Só prova, que esta prova teve impacto.

Pena, pena, só mesmo o público...
Merecia mais!!!