domingo, 27 de abril de 2008

Rally da Europa Central - Dakar Series








Carlos Sainz venceu a primeira edição do Dakar Series. Foi uma prova disputada ao segundo que abre o apetite para a jornada que se disputa em Portugal na segunda semana de Setembro. "Foi uma semana tão longa como dura. Andei sempre a fundo, e mesmo quando perdi tempo na Roménia com o comando da caixa de velocidades partido, nunca deixei de forçar o andamento", disse, o piloto da VW.
A luta durou até ao derradeiro troço, disputado ontem na região de Veszprem. Apenas 28 segundos separavam Sainz de Peterhansel, mas o francês da Mitsubishi cometeu um erro. "As pistas que foram utilizadas nos últimos dias, entrecruzam-se, e numa zona rápida, cometemos um erro de navegação e seguimos pela pista de ontem", afirmou Peterhansel, que ficou em segundo lugar da geral, depois de perder 2m 01s.
"Para a VW foi um resultado muito importante, já que vem motivar a equipa numa altura em que nos começava a faltar um triunfo com esta dimensão",observou Carlos Sainz. A equipa alemã colocou três carros nos cinco primeiros lugares. Sousa ficou em quinto, à frente do BMW X3 de Saby e do Hummer de Baldwin.
No final, o azar bateu à porta de Leal dos Santos. Depois de uma prova muito regular que lhe garantia um lugar entre os 20 primeiros, o diferencial traseiro cedeu, obrigando o piloto do BMW a cair para 37.º. Depois dos problemas de turbo e direcção, Francisco Inocêncio terminou no 58.º lugar.
Nas motos, as grandes e potentes KTM 690 marcaram o ritmo, e Casteau foi o vencedor. Na última etapa, Ruben Faria voltou a vencer a classe 450 cc e, caso não tivesse sido traído pelo motor da Honda no primeiro dia, estaria entre os primeiros, e não no 55.º lugar que não reflecte o seu excelente andamento.
Cauteloso, e sem correr riscos, Hélder Rodrigues garantiu o quarto posto entre as motos de 450 cc. Nuno Santos foi o 18.º, e Paulo Cardoso, terminou na 60.ª posição, depois de se ter perdido na entrada na Hungria.

UMA PROVA DURÍSSIMA (Carlos Sousa, Piloto de automóveis)
O Rali da Europa Central foi muito duro. Disputado ao sprint, não houve tempo para respirar. Os troços não têm nada a ver com aquilo a que estamos habituados a encontrar em África, ou mesmo nos ralis portugueses. Saltos, e mais saltos, nas classificativas húngaras, e pedras enormes nas especiais disputadas na Roménia, causaram muitos problemas. Consegui passar ao lado dessas dificuldades, pelo que só posso estar muito satisfeito com o resultado num rali que não tem nada a ver com o meu estilo.

CLASSIFICAÇÕES
CARROS
1.º Carlos Sainz (ESP) Volkswagen 11:18.08 horas
2.º S. peterhansel (FRA) Mitsubishi a 2.01 m
3. DIETER DEPPING (ALE) Volkswagen a 6.34 m
4.º Luc Alphand (FRA) Mitsubishi a 7.28 m
5.º carlos sousa (POR) Volkswagen a 33.45m

MOTOS
1.º David Casteau (FRA) KTM 690 12:21.14 horas
2.º Francisco lopez (CHI) KTM 690 a 2.58 m
3.º alain duclos (FRA) ktm 660 a 19.39 m
4.º José pellicer (esp) KTM 690 a 21.20 m
18.º HéLDER RODRIGUES (POR) HONDA a 1. 22.33 h

3 comentários:

Anónimo disse...

Olha afinal parece que as naves ou os galos de barcelos ou lá o que aquilo é (VW) também ganham corridas..eh eh

O mundo tá virado de avesso..anh??

Adalsino disse...

É, é, isto já não é o que era.
Sabes, eu opino que todas estas mudanças tem a haver com o aquecimento global.

Anónimo disse...

Sou da mesma opinião, desde que vi um porco a andar de bicicleta já nada me admira... AH AH AH....