segunda-feira, 28 de abril de 2008

Código de Conduta do Todo Terreno Turistico





CÓDIGO DE CONDUTA DO PRATICANTE DE TT TURÍSTICO
Na Defesa ecológica do meio ambiente


1° - Praticar o Todo-o-Terreno de uma forma responsável e amiga da natureza e do ambiente.

2° - Não circular em locais onde a prática do TT seja prejudicial, designadamente em zonas
protegidas (excepto se previamente autorizado de forma expressa), dunas, praias e áreas
cultivadas.


No respeito pela propriedade e vias de circulação


3° - Respeitar a propriedade privada só nela circulando após prévia autorização.
4° - Circular nos caminhos ou trilhos existentes, respeitando o seu estado de conservação.


Pelo respeito e solidariedade para com o homem e a sociedade


5° - Respeitar os códigos e regulamentos de circulação, assim como os usos e costumes das
regiões visitadas.
6° - Prestar ajuda, quando solicitada aos outros praticantes da modalidade.
7° - Considerar-se disponível para colaborar com as autoridades e com a sociedade civil
genericamente, em situações de desastre, calamidade ou catástrofe.
8° - Circular com o veiculo em adequadas condições técnicas, adoptando sempre uma marcha
reduzida.


Da conduta pessoal e cívica na prática do TT


9° - Praticar o TT preferencialmente em grupo, respeitando as instruções dos organizadores dos
passeios. Se a prática for individual, defender e cumprir os principios declarados neste código.
10° - Não deixar marcas da presença ou passagem, adoptando uma adequada conduta cívica.

22 comentários:

Anónimo disse...

iss era gir mas era voces comprirem.mas k sao voces no meio disto.agora 3 particulares querem passar por cima de todos.

Adalsino disse...

"Não dê pérolas aos porcos: eles não sabem o que fazer com elas."

Eduardo Nunes disse...

O senhor anónimo vai-me desculpar mas por favor não fale do que não sabe, quando o senhor tiver a humildade de dar a cara e identificar-se aí sim poderei dizer-lhe como é que se processam as coisas.
Mas nós até sabemos aonde é que o senhor quer chegar quando diz que queremos passar por cima dos outros, não temos culpa da mentalidade de certas pessoas ser tão retrógada.

Atenciosamente

Anónimo disse...

Eh lá, isto tá bonito tá !!!

Anónimo disse...

Oh Srº Eduardo Nunes, pode me explicar qual foi o comentério do anónimo, o que é que ele quiz dizer.... É que não entendi ??? Um abraço para ti.

Eduardo Nunes disse...

Senhor mpr13 acho que aqui não é o melhor local para debater assuntos deste género, assuntos destes são falados e debatidos cara a cara e não escondidos sobre pseudónimos e anonimatos.
O senhor anónimo percebeu bem aonde eu quis chegar com a minha resposta ao seu comentário, até porque já somos velhos nestas andanças do Todo Terreno.
Não me queira levar a mal senhor mpr13, mas explicaçoes só frente a frente.
Um abraço

Anónimo disse...

senhor mprr13 eu vou explicar visto que nao compriende...quando vao em cima daqueles jipes esquecem-se dos outros por ex.dos terrenos chaparros dos que andam de bicicleta fazem po para nos enchotem coelhos lebres etc...ps.ja compreendeu

Anónimo disse...

Então e o pessoal das Motas e Moto 4 a fazer aquela barulheira toda, o casttigo que eu lhe dava era encostar a cabeça deles ao escape da mota e acelerar a fundo..quer dizer esses na enxotam os coelhos e as lebres e os javalins..que alguns andam a caçar ilegalmente, ai esta parte na era pa dizer..
ganhin taira r'pázes...

Anónimo disse...

eram todas furadas ainda era pouco o que faz isso e nao lhe custa ganhar os pais avos e que lhe compram tudo.para prossima vou meter uma tauga cum preges pa ficarem todos pe,quem se vai rir vai ser vasil ou rilinde

Anónimo disse...

Já percebi. Obrigado anónimo. Oh Srº Lamarosa acho que há comissão no meio disso, não ??

Anónimo disse...

a comissao e que paguei monte de dinheiro ao gonzaga para arranjar estradas dentro da minha propriedade e agora vem para aki partir tudo...ps.ja tao avisados

Anónimo disse...

Ó Lamarosa os teus amigos das motas é que gostam muito de te partir as estradas lá das tuas propriedades, se é que são tuas..
Pá deixa-te de tretas, o que é que o pessoal dos jipes parte, que estradas foram destruidas pelos jipes..
Não sejamos todos hipócritas, nós sabemos bem quem é que parte as estradas e esses de certeza absoluta que não são os jipes..

Adalsino disse...

A coisa que mais me arregala é este convivio que a maltinha tem aqui.
Esta conversa bonita e saudavel sobre a natureza.

Anónimo disse...

Oh pessoal, vamos lá a ver. São os Glórianos com as motos de 4 rodas que partem as estradas, ou são outros que vem para cá partilas ???

Anónimo disse...

a mania que voces tem de dizer que sao os outros mas eu vejo voces andarem naqueles aranhoes...agora ate
dao em ir ao domingo tarde para tasca nesses aranhoes.sao os aranhoes e os patas largas que partem tudo isso foi uma vaidade que apareceu agora

Anónimo disse...

Ó Lamarosa, o que tu queres sei eu pá..eh eh eh

Anónimo disse...

Acho que não é o pessoal que vai há tasca beber café que parte as estradas e afins. Mas é só a minha opinião.

Anónimo disse...

epá assim tenho que concordar com o senhor mpr13, como é que o pessoal que vai beber café parte as estradas de alcatrão??
partidas já elas estão, ou queres ver que o pessoal dos jipes também é culpado disso?
anh...

Anónimo disse...

nao tao gostar da fruta agora estao juntarsse...quando disse que iam para tasca era beber martinis todos cagados de po que levaram do meu terreno

Eduardo Nunes disse...

Meus amigos tenham bom senso por favor..a conversa está animada, está...

Anónimo disse...

As estradas de alcatrão estaão partidas, mas é só na glória, porque em marinhais estão boas. e aqui estão assim, por culpa do moreira e do gameiro, que não as mandam arranjar. Se calhar metem a massa ao bolso,não sei... estão há tanto tempo no poder... e não fazem nada...

Anónimo disse...

mas quando vou por gasoleo agricola no meu carro ao joao maria estrada tambem esta que nao se pode lember...