segunda-feira, 1 de junho de 2009

Hoje falo eu....


Meus caros amigos a partir de hoje vamos ter aqui neste blog uma parte dedicada às nossas opiniôes..podemos falar de tudo o que nos venha à cabeça, desde que seja sobre TT ou sobre o desporto motorizado em geral e claro sempre respeitando o próximo..sendo eu a dar o primeiro passo e vou dar a minha opinião da desistência da Mitsubishi das provas de Cross-Country..

Ora bem, os senhores administradores da Mitsubishi Motors Corporation têm mau perder.. Têm sim senhor, só porque o Dakar 2009 não correu muito bem decidiram abandonar aquele tipo de provas, deixando pilotos e patrocinadores à beira de uma ataque de nervos.
Anteriormente já tinhamos assistido a uma cena destas por parte da MMC, aqui há uns anos, como bem se lembram os meus amigos, Tommi Makkinen, um dos melhores pilotos de rally de todos os tempos, também ficou sem volante para competir só porque perdeu o campeonato do mundo para Marcus Gronholm se não me falha a memória..e já nessa altura os senhores da MMC disseram que era por causa da crise..

Ora bem eu penso que a crise não tem nada a ver com este tipo de decisoes, a Volkswagen tinha bem mais razoes para abandonar as Bajas do que Mitsubishi, a marca alemã andou anos até conseguir vencer o que queria, o Dakar, apesar de não ser em Africa, mas não deixa de ser Dakar.
A Mitsubishi com o novo Racing Lancer não conseguiu mais do que a vitória na Baja de Portalegre em 2008 que foi a prova de estreia do carro, mas faltava desenvolver muito mais, talvez os técnicos da Ralliart Mitsubishi estivessem demasiado confiantes, pensando que era só chegar ver e vencer, mas também tinham toda a legitimidade para assim pensar uma vez que a história vitoriosa em anos anteriores com o Pajero Evolution MPR estava bem vincada nas suas mentes.
A Mitsubishi vivia apenas para vencer o Dakar, já nem interessava vencer a Taça FIA de Bajas ou a Taça do Mundo de Cross Country, apenas o Dakar interessava. Vejamos a Volkswagen, desde que apareceu nas provas de TT, Venceu 2 ou 3 Taças do Mundo, mais 2 ou 3 Taças FIA, mas a que realmente interessava continuava a faltar..O DAKAR.
Em termos de mercado automovel, a Mitsubishi aposta bastante no mercado europeu enquanto que a Volkswagen aposta e muito no mercado norte e sul americano, basta ver o exemplo da Volkswagen que não vem ao Rally Transibérico, prova que é pontuavel para o campeonato do mundo e vai participar no Rally dos Sertoes que não é pontuavél para o mundial e aonde é que se disputa o Dakar...na Argentina, América do Sul, onde a Volkswagen tem muito interesse em competir e a Mitsubishi não tem qualquer tipo de interesse, e esta sim, para mim, é a verdadeira razão para o abandono da MMC das competiçoes TT.
Ficamos a perder nós adeptos deste desporto, e ficam a perder as marcas até porque o dinheiro que MMC vai poupar nesta modalidade, acaba por o gastar noutra qualquer e talvez sem o retorno que o TT lhes dava...MAS ISTO È SÒ A MINHA OPINIAO

Sem comentários: