terça-feira, 5 de maio de 2009

Vitória portuguesa no Rali da Tunísia

Ponto final na 27ª edição do Rali OiLybia Tunísia. Após 11 intensos dias de corrida, Orlando Terranova e Filipe Palmeiro puderam, enfim, festejar a sua primeira vitória numa prova da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.



Líder desde a segunda etapa, a dupla lusa-argentina viria a impor o BMW X3 da equipa X-Raid por 38m20s de vantagem face ao Proto Dessoude 05 do francês Christian Lavieille, num pódio completo pelo outro BMW X3 de Guerlain Chichérit, vencedor, há um mês, do inaugural Abu Dhabi Desert Challenge. Quarto da geral, Pascal Thomasse foi o melhor entre as viaturas de duas rodas motrizes, à frente do compatriota Jean-Louis Schlesser, aqui a estrear um novo buggy de motorização Porsche.

Pontuável também o Campeonato do Mundo FIM, a corrida das duas rodas assistiu a novo duelo entre Cyril Desprès e Marc Coma, desta vez favorável ao francês por 5m57s, no que que representou o seu terceiro triunfo na prova na NPO depois de 2002 e 2004. Franciso Lopez fechou o pódio após superar Jordi Viladoms já na última etapa por curtos 13s de diferença.
Quanto a Hélder Rodrigues, cumpriu o objectivo de concluir o rali no 'top ten', sendo sétimo da geral. "Foi o resultado possível, tendo em conta que não tive muito tempo para preparar esta partipação. Foi a minha primeira prova desde Janeiro, pelo que tive que aproveitar os primeiros dias para ganhar ritmo e adaptar-me à moto", resumiu o português, em dupla estreia na prova e com a equipa Vectra Racing.

Sem comentários: