sexta-feira, 4 de julho de 2008

Rali dos Sertoes...Pilotos VW passearam no Brasil


De início ao fim, só deu mesmo Volkswagen. Assinando o melhor tempo em seis das dez etapas, Giniel de Villiers marcou o ritmo desde os primeiros quilómetros, tornando-se no primeiro estrangeiro a vencer a prova sul-americana na categoria automóvel. Mesmo penalizado em 48 minutos, Mark Miller confirmou, sem dificuldade, a dobradinha dos Race Touareg oficiais
Promovido como habitualmente pela Dunas Race, mas desta vez em parceria com os argentinos da OTTA, por força do acordo com os organizadores do Por las Pampas Rally, o maior e mais importante evento de offroad da América Latina teve, este ano, a honra de integrar pela primeira vez o calendário da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, seguindo-se aos ralis da Tunísia e Transibérico, numa promoção que, já se sabe, terá carácter meramente pontual, pois tudo deverá regressar à normalidade já em 2009.
Desportivamente, e face às anunciadas ausências das formações da Mitsubishi e X-Raid, a questão do triunfo cedo se transformou num assunto interno entre os dois representantes da Volkswagen Motorport nomeados para o Brasil: o sul-africano Giniel de Villiers e o seu colega norte-americano Mark Miller. Tendo como principal e mais cotado opositor o polaco Krzystof Holowczyc, numa Nissan Navara do Tem Overdrive, a única dúvida que ainda permanecia à partida era mesmo saber qual dos dois Race Touareg oficiais atingiria em primeiro lugar, na tarde da última sexta-feira, o palanque de chegada situado em Natal, após dez etapas que perfaziam um pouco mais de 2.500 quilómetros cronometrados.
De Villiers para a história
Apenas falhando o pleno de vitórias em etapas devido a uma posterior penalização atribuída a Mark Miller, por atraso na largada para a penúltima especial, os dois homens da Volkswagen não demoraram a confirmar o seu status, a pouco e pouco aumentando o fosso para os seus demais perseguidores, sempre com Giniel de Villiers a impor o ritmo, de tal forma que só ao quinto dia de prova o sul-africano permitiu ao colega de equipa festejar uma primeira vitória em etapas, mesmo assim, por um escasso segundo de diferença...
Daí para a frente, e com a liderança perfeitamente consolidada, De Villiers foi baixando gradualmente o seu ritmo (foi quarto na última tirada, quando até aí nunca tinha baixado de segundo), aproveitando mesmo para testar algumas novas soluções no seu carro, já a pensar no Dakar 2009. Muito por culpa da penalização de 48 minutos imposta a Miller, os dois concluíriam a prova já com uma hora a separá-los, enquanto o terceiro e melhor colocado dos pilotos locais, Reinaldo Varela, ao volante de uma Mitsubishi L200, terminou já a mais de três horas do primeiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

passeio turistico do melhor carro de rally do momento...nhauf...

Anónimo disse...

Foi só uma amostra para os meninos da Mitsobiche, daquilo que vai acontecer em Setembro no Pax Rallye!

Sim, sim, eu sei que os Mitsobiche não foram lá... mas os VW também não estiveram cá em Portugal no TransIbérico!

Já só faltam 2 mesitos!!!