segunda-feira, 2 de junho de 2008

Técnicas TT

Noções sobre diferenciais
O assunto sobre diferenciais, diferenciais autoblocantes e bloqueio de diferenciais surge com certa frequência entre os praticantes de Todod Terreno. O objectivo desta secção é de dar uma explicação simples sobre este assunto. Quer se trate de jipes com tracção permanente ás 4 rodas ou não, muitos deles possuem sistemas de bloqueio dos diferenciais. Considerando a situação mais sofisticada, ou seja, um jipe com 3 diferenciais vamos abordar este assunto.





Considerando, na figura, as esferas como sendo os diferenciais eles estão localizados no jipe na posição mostrada. Em primeiro lugar vamos ver o que é um diferencial e qual a sua função. O diferencial está montado no eixo da transmissão que liga às rodas. Não sei bem porque, mas normalmente o diferencial dianteiro está puxado para um dos lados e não ao centro do eixo!!!.





O que é um diferencial?
O diferencial recebe a potência do motor através do veio de transmissão e transmite-a ás rodas através dos semi-eixos.








Para que serve o diferencial?
Quando se curva, a roda de dentro percorre uma distância consideravelmente menor que a roda do lado de fora. Se não existisse um diferencial para compensar esta diferença, o resultado seria que as duas rodas iriam rodar à mesma velocidade fazendo com que a do lado de dentro acabasse por patinar eassim perder tracção, pelo que o eixo iria derrapar. A presença so diferencial permite que as duas rodas percorram distâncias diferentes mantendo sempre tracção com o solo.



O que é o diferencial central?
De forma análoga, o diferencial central permite que os veios de transmissão rodem a velocidades diferentes. Com efeito, reparando na figura ao lado, nota-se que ao curvar, as rodas da frente têm de percorrer uma distância muito maior do que as rodas traseiras sendo que o diferencial central faz a repartição da potência do motor entre os dois veios de transmissão de tal forma que as rodas não percam tracção. Se não existisse um diferencial central, seria quase impossível fazer uma curva apertada sem que as rodas patinassem ou sujeitar a mecânica a esforços demasiado elevados.




O que acontece quando uma roda patina?Como a potência do motor é transmitida pelo diferencial central, dá-se um fenómeno indesejável que é o facto da potência que vai para os dois semi-eixos é a mesma que é entregue ao semi-eixo da roda que patina.

Considere-se uma situação em que se roda sobre um caminho acidentado e uma roda perde tracção. Na figura a roda que perde tracção é a da direita. Não é preciso muito para que essa roda patine e, pelo que foi dito atrá, a potência em cada um dos semi-eixos do eixo azul é a mesma roda que patina, isto é, muito pouca! Recuando mais um pouco ainda, a potência que o diferencial central transmite a cada um dos veios de transmissão ( azul e vermelho ) é semelhante à potência entregue à roda que patina, isto é, muito pouca.

Como resultado deste efeito em cadeia, é que a potência entregue ás duas rodas com tracção é de tal forma pequena que o jipe não se desloca e o que mais se consegue é fazer patinar uma roda.

Bloquear o diferencial central, na prática, resume-se a fazer uma ligação física entre o veio de transmissão dianteiro e traseiro obrigando assim a que os dois veios rodem à mesma velocidade. Esta situação será equivalente a não existir nenhum diferencial central.

Na situação que estamos a analisar, em vez de a potência ser perdida na roda que patina, com o diferencial central bloqueado o veio de transmissão traseiro é obrigado a rodar o mesmo veio de transmissão dianteiro apesar de não haver tracção no eixo dianteiro. Assim, as rodas traseiras fazem o jipe deslocar-se uma vez que têm tracção.


O que acontece se uma roda em cada eixo patina?Esta é uma situação muito frequente em todo o terreno sobretudo quando se pretende passar uma vala profunda ( o que deve ser feito na diagonal e não de frente ) e se acaba por ficar com duas rodas no chão e duas no ar. Assim a potência é transmitida pelo diferencial central aos veios de transmissão dianteiro e traseiro, mas como em cada eixo existe uma roda que patina o jipe não se desloca.

Bloqueando o diferencial central obriga-se a que os dois veios de transmissão rodem á mesma velocidade mas como em cada um dos eixos existe uma roda que patina, a outra fica parada e o jipe continua sem ir a lado nenhum.

Se após o bloqueio do diferencial central se bloquear o traseiro e o dianteiro, o resultado será análogo ao obtido com o bloqueio do diferencial central mas desta vez aplicado a cada um dos eixos. Com efeito, bloquando o diferencial traseiro estamos a fazer uma ligação “directa” entre os dois semi-eixos pelo que as duas rodas desse eixo rodam o mesmo. Assim, basta que uma roda tenha tracção para fazer com que o jeep ande.

Bloqueando o diferencial dianteiro o resultado é idêntico mas aplicado, desta vez ao diferencial dianteiro. Toda esta explicação requer uma nota de cuidado. Quando se bloqueiam os diferenciais a velocidade deve ser reduzida e devem-se desbloquear logo que seja possível , isto é, após a passagem do obstáculo.

De acordo com a explicação dada, quando se bloqueia o diferencial dianteiro quase não se consegue fazer virar o jipe , uma vez que as duas rodas deste eixo rodam á mesma velocidade, pelo que não é nada aconselhável conduzir com este diferencial bloqueado. Facilmente se notará que com os três diferenciais bloqueados a direcção fica demasiado pesada e é quase impossível virar o volante numa superfície com maior aderência e nesta situação até nos arriscamos a partir qualquer coisa na transmissão.

Não se pense porém que, só os jipes com bloqueio de diferenciais passam onde mais nenhum passa. Simplesmente passam com maior facilidade e rapidez certos obstáculos. Quando um jipe, sem bloqueio de diferenciais, fica com duas rodas no ar ele não anda por si só mas, um puxão dado por outro jipe, um empurrão por umas quantas pessoas ou, simplesmente deixar descair o jipe pode resolver o assunto.

Para terminar resta dizer que são poucos os jipes que têm bloqueio dos três diferenciais de série. Muitos bloqueiam o central e o traseiro e a grande maioria não bloqueia nenhum. Existem vários tipos de bloqueios de diferencial à venda no mercado e podem ser montados em qualquer jipe. Os mais aconselháveis são os bloqueadores de ar comprimido uma vez que o seu funcionamento é muito rápido mas têm em como inconveniente um barulho irritante do compressor quando estão a ser usados.

1 comentário:

Anónimo disse...

ué, cadê ús comentádôr desti blogui, tá tudo dormindo? einh..
cadê ús "comentadores ingenheeeeros", einh????