domingo, 25 de maio de 2008

Rali Transibérico 2008

Luc Alphand vence Transibérico
Luc Alphand terminou há pouco a derradeira especial do Rali Transibérico, onde confirmou a vitória na prova. O piloto francês limitou-se a levar o Mitsubishi Pajero até ao final evitando as armadilhas, não arriscando nada, assegurando assim mais uma vitória para o seu pecúlio, e pondo termo a uma série de anos sem vitórias para a Mitsubishi. Curiosamente, a última vez que um Pajero Evo venceu aqui, foi em 2004 pelas mãos de...Carlos Sousa.
Nasser Al-Attiyah em BMW X3 CC foi segundo, na frente de Felipe campos, em carro igual. Para o piloto português este foi um excelente resultado, com o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno a ganhar grande animação com os resultados que se extraem desta prova, já que os números estão agora bastante mais equilibrados.

Depois de quatro mudanças de comandante ao longo de igual número dias, a quinta etapa, acabou por ser tranquila, com os pilotos a pensarem mais em chegar ao fim. Luc Alphand era o líder no começo do dia e só um azar muito grande poderia retirar o triunfo ao francês, pois tinha mais de 30 minutos de vantagem sobre Nasser Al-Attiyah, pelo que limitou-se a controlar a corrida e tornar-se no primeiro piloto da Mitsubishi a vencer o Transibérico, uma vez que a derradeira vitória de uma máquina da casa dos três diamantes remonta a 2004, altura em que a prova se chamava Baja Vodafone 1000.

Se Alphand não teve dificuldades em garantir o triunfo, Al-Attiyah também não teve grandes problemas em segurar a segunda posição, embora o piloto do Qatar tivesse furado durante a manhã e visto a transmissão posterior do BMW X3 ceder durante a tarde.

Pontuação total para Filipe Campos

Filipe Campos cumpriu na perfeição a missão a que se propôs à partida do Transibérico, somando o máximo de pontos possível, 23, aproveitando da melhor forma os problemas de Miguel Barbosa, que hoje voltou a abandonar, depois de já o ter feito na quinta-feira,
conseguindo ainda um pódio que ambicionava, mas que considerava muito difícil.

Hélder Oliveira em quarto

Espectacular foi a prova de Hélder Oliveira, que na estreia com a Nissan Pathfinder conseguiu um fantástico quarto lugar, na frente de Stephane Peterhansel. A estrela da Mitsubishi cometeu um erro pouco comum, saindo de estrada no primeiro Sector Selectivo de sexta-feira, deixando de poder sonhar com a vitória, limitando-se depois a ganhar lugares e continuar os testes para a BF Goodrich.

Aliás, tirando a vitória, a marca japonesa terá poucos motivos para sorrir, pois Juan Roma ficou fora dos 20 primeiros, devido à quebra da correia do alternador na etapa de sábado, numa altura em que parecia ser o principal candidato à vitória.

Tranquila foi a corrida de Leonid Novistsky, que numa toada certa e sem exageros chegou ao sexto posto. Ricardo Leal dos Santos foi o sétimo, embora não tenha evitado alguns percalços, como dois furos, que no caso de um piloto a solo representam mais 20 minutos no tempo total da corrida. Pouca sorte também para Pedro Grancha, que perdeu um lugar no top 5, quando a transmissão dianteira cedeu no dia de ontem, originando a seguir um problema de travões, com o homem da Nissan a perder mais de uma hora na primeira passagem pela especial de Mora. No último dia atacou e foi o melhor português na etapa, o que lhe permitiu somar 17 pontos no total do Transibérico.

Depois de ter atacado durante dois dias, o fim-de-semana serviu para Edgar Condenso gerir a vantagem e somar uma importante vitória para o palmarés.

A oposição foi ficando pelo caminho, pelo que no final o piloto da Isuzu D-Max terminou com mais de 40 minutos de vantagem para Jorge Simões o segundo classificado, numa corrida que foi marcada pela chuva e lama e onde as principais estrelas internacionais não se coibiram de dar os parabéns à organização pelo excelente nível organizativo do evento.

5 comentários:

Adalsino disse...

Parabens "Vermelhinhos"

Unknown disse...

atão parabéns ó incarnadinhos...
ficam bem

Anónimo disse...

Só uma pergunta...

Este é um blog de TT, ou o "blog" oficial da Mitsobiche??
Acho que já se começam a confundir um com o outro!


Ah... e outra coisa... o Juan "Diesel" Roma... afinal "botou" Gasóleo agrícola dentro daquele carro!
O chalrear da máquina parecia um piriquito com problemas nas cordas vocais!!!

Bem-haja amigos!


Grande Dia de Sábado! Valeu!!!

Anónimo disse...

Só uma pergunta...

Este é um blog de TT, ou o "blog" oficial da Mitsobiche??
Acho que já se começam a confundir um com o outro!


Ah... e outra coisa... o Juan "Diesel" Roma... afinal "botou" Gasóleo agrícola dentro daquele carro!
O chalrear da máquina parecia um piriquito com problemas nas cordas vocais!!!

Bem-haja amigos!


Grande Dia de Sábado! Valeu!!!

Unknown disse...

eh eh eh...ó manel, olha que eles ficam todos assanhados contigo..